terça-feira, 7 de setembro de 2010

Agatha Cristie


Minha escritora preferida, Agatha Christie (1890/1976) foi uma grande romancista policial britânica e autora de mais de oitenta romances policiais e coleções de pequenas histórias, e ainda escreveu dezenove peças e seis romances escritos sob o nome de ‘Mary Westmacott’. Sua peça teatral mais famosa foi ‘A Ratoeira’ ainda em cartaz em Londres após quase 60 anos.
Os livros de Agatha Christie venderam mais de um bilhão de cópias em inglês, além de outro bilhão em línguas estrangeiras.Suas obras foram traduzidas em todo o mundo e as vendas só foram superadas pela Biblia e pelas obras de Shakespeare. Seus personagens mais famosos foram: Hercule Poirot, Miss Marple, Tommy e Tuppence Beresford e Parker Pyne.
O primeiro casamento de Agatha Christie foi com o Coronel Archibald Christie, piloto do Corpo Real de Aviadores. O casal teve uma filha, Rosalind, e após ser traída divorciou-se em 1928. Em 1930, casou-se então com o arqueólogo Sir Max Mallowan. Mallowan era 14 anos mais jovem que a escritora, e suas viagens juntos contribuíram com material para vários de seus romances situados no Oriente Médio. O casamento duraria até a morte da escritora.

Agatha Christie
Tinha trinta anos quando conseguiu publicar seu livro de estréia, O misterioso caso de Styles (1921). Agatha começou a escrever sob influência da sua mãe, que a incentivou a criar um conto, para passar o tempo, enquanto Agatha, entediada, se recuperava de uma forte constipação que a deixara de cama. Ela chegou a duvidar da sua capacidade,mas conseguiu.
Com enorme quantidade de livros fica dificil escolher os melhores desta brilhante mulher, livros os quais jamais me canso de ler, e que apesar de serem romances policiais são extremamente leves e ideais para momentos em que se quer relaxar e desligar-se um pouco do mundo exterior.
Visite o site oficial: Agatha Christie

Nenhum comentário:

Postar um comentário